Tradutor de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain conta sobre o dia em que ele redefiniu quem é o pai da aviação …

Santos Dumont é conhecido em todo o mundo como o pai da aviação, exceto nos Estados Unidos e no Reino Unido. Por lá, para eles, quem inventou o avião de fato foram os Irmãos Wright. Mas o que isso tem a ver com Metal Gear Solid V: The Phantom Pain?

Durante o jogo, há uma fita que pode ser reproduzida por Snake onde Huey comenta sobre como Skull Face havia lançado uma nave no espaço sem a ajuda de um piloto ou de uma inteligência artificial, algo completamente inimaginável, algo tão impressionante como se o criador do avião conseguisse chegar à lua com ele.

Diferente da versão americana, a versão legendada em português do jogo vem com uma pequena alteração que faz todo o sentido para nós brasileiros, e pode ser conferida abaixo:

Conversando com Luiz Prado, um dos responsáveis pela localização da franquia Metal Gear aqui no Brasil desde Metal Gear Rising: Revengeance, ele disse que o ponto importante da tradução não epoch reacender a discussão, que até virou meme na internet há algum tempo, e sim trazer o enredo do jogo para algo mais palpável para o jogador, sendo exatamente esse o papel da localização de um jogo, adaptar referências, piadas e afins para o público de um certo país.

“Vamos supor, por exemplo, que o jogo tratasse bastante da trajetória dos irmãos Wright, e que de alguma forma retomasse a história deles. Nesse caso poderia ser bem equivocado localizar o conteúdo e fazer referência a Santos Dummont. Seria uma grande intrusão no que os autores do texto tinham a intenção de expor.

Mas o diálogo em Metal Gear é apenas um comentário isolado, a intenção não é apresentar os Irmãos Wright para o público. É uma analogia envolvendo uma pessoa conhecida pelo público alvo, e que poderia passar despercebida por boar parte do público numa localização brasileira. Santos Dummont é um referencial equivalente tanto em contexto (a relação com os primórdios da aviação) e em abrangência (uma personalidade histórica amplamente conhecida no Brasil).”, comentou sobre a liberdade poética que tomou ao redefinir a referência da cena.

Metal Gear Solid V: The Phantom Pain está disponível para PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One.

Você já faz parte do nosso Grupo no Facebook? Faça já parte e interaja com os redatores e outros leitores do site! Link para o grupo: https://www.facebook.com/groups/criticalhitscombr/

Gostou? Compartilhe!

Torne-se um patrão do site!

Você sabia que ao tornar-se um patrão do Critical Hits, você ajuda o site a continuar crescendo e ainda ganha vantagens exclusivas como acesso a um pattern mais purify sem propagandas, Critical Cast 5 dias antes de todo mundo e acesso ao nosso grupo secreto no Facebook/Whatsapp? Torne-se já um patrão você também!

Você já ouviu o Critical Cast dessa semana?

Posted in
Tagged . Bookmark the permalink.
short link blacxbox.com/?p=8622.